30 mil com menos de 20 anos não se vacinaram contra Sarampo em MT

Quase 30 mil pessoas com menos de 20 anos ainda não se vacinaram contra o Sarampo em Mato Grosso. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que faz o controle das imunizações no estado. Neste sábado (15) é realizado em todo país o dia D de vacinação contra o Sarampo em todo Brasil.

Segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, não há casos em Mato Grosso, mas no Pará foram 41 registros em dezembro do ano passado. O Estado faz divisa com Mato Grosso e por isso é importante a imunização. São Paulo registrou o maior número de casos da doença que chegou a ser erradicada no Brasil com 1.667 casos.

O sarampo estava erradicado do Brasil em 2016, mas voltou a aparecer em 2019 porque as pessoas não se imunizaram e o Brasil perdeu a certificação de país livre do Sarampo.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, na faixa etária de cinco a nove anos, existem 7.849 pessoas que não tomaram a vacina; na faixa etária de 10 a 14 anos, existem 17.241 pessoas não vacinadas, sendo considerada a faixa mais crítica em números, já na faixa etária de 15 a 19 anos, 4.450 pessoas que ainda não se imunizaram contra o sarampo.

Apesar de o dia D ser no sábado, a campanha segue até o dia 13 de março em todos posto de saúde de Mato Grosso.  “Esse grupo precisa ter duas doses da vacina para ser considerado imunizado. É importante buscar uma unidade de saúde e levar o cartão vacinal atualizado, para que possa ser vacinado. Se não puder comprovar que já recebeu alguma dose da vacinação, a pessoa vai tomar a primeira dose da vacina normalmente e, 30 dias depois, irá tomar a segunda dose”, informa a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso, Viviane Modesto.

“O dia D é uma força-tarefa nacional importante de imunização contra o sarampo. Há 19 anos, Mato Grosso não tem casos confirmados de sarampo e não queremos que a doença, que chegou a ser erradicada no Brasil, volte a circular no Estado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Segunda etapa
A segunda etapa da campanha de vacinação será realizada no período de 3 a 31 de agosto e terá como público-alvo pessoas da faixa etária entre 30 a 59 anos de idade, sendo que o Dia D de mobilização nacional será em 22 de agosto (sábado).

O Ministério da Saúde estima que três milhões de pessoas em todo o país ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, sendo que a meta é vacinar 2,9 milhões de cidadãos.

(Com informações assessoria)

BANNER

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × dois =