Prefeitura inaugura poços artesianos em comunidades rurais

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, inaugurou no último sábado (30) dois poços nas comunidades rurais: Grota Seca e Vila Bueno, na Linha Seca. Executados com recursos próprios, os dois poços, que contam com bombas e reservatórios de 15 mil litros cada um, irão beneficiar cerca de 80 famílias de pequenos produtores, com a resolução do problema de abastecimento de água e o fomento de atividades agrícolas.

As inaugurações dos dois poços fazem parte da programação de aniversário de emancipação de Rondonópolis, que é comemorado no dia 10 de dezembro.  Além dos dois já inaugurados, a prefeitura programou a entrega no próximo sábado (7) de mais dois, nas comunidades: Bajara e Banco da Terra Esperança. No dia 15, mais quatro poços: João do Fecho, Aldeinha, Pinguela e Assentamento Olga Benário.

“Estamos felizes por trazer água e dignidade a essas famílias”, disse o prefeito Zé Carlos do Pátio, acrescentando que o município está investindo mais de R$ 3,5 milhões de recursos próprios na implantação de um sistema de abastecimento em diversas comunidades rurais, visando melhorar cada vez mais as condições de vida do homem do campo e fortalecer a agricultura familiar.

Ao todo estão programados para serem perfurados 22 poços para atender comunidades da zona rural de Rondonópolis. Destes, 11 são com recursos próprios, um em parceria com uma em empresa e 10 por meio de um convênio celebrado com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), onde município adquiriu as bombas e os reservatórios.

“Dos poços previstos com recursos próprios, já perfuramos sete, sendo que cinco estão para serem licitados”, informou o Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Genilton Pereira. Além dos poços, ele destacou ainda que estão sendo instalados reservatórios com capacidade de 15 mil litros, para garantir água por um longo período do ano.

Ele observou que, com os investimentos feitos na implantação de sistema de abastecimento no campo, por meio da perfuração de poços e aquisição de bombas e reservatórios, o município tem contribuído para que as famílias que vivem em comunidades rurais não sofram mais com a falta de água para consumo em épocas de seca.

 

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

dois × cinco =