Obras de revitalização da Praça dos Carreiros começam nesta segunda-feira

Contagem regressiva para o início da tão aguardada revitalização Praça dos Carreiros. Na próxima segunda-feira (2) terá início os trabalhos para a restauração completa de um dos pontos mais tradicionais e emblemáticos de Rondonópolis. A informação foi repassada nesta sexta-feira(29) pela Secretária Municipal de Infraestrutura, Claudine Logrado.

“Com a proposta de resgate deste importante espaço da nossa cidade, vamos dar início na próxima segunda-feira nos trabalhos de revitalização da Praça dos Carreiros. No projeto que será executado buscou-se preservar as suas características históricas e, ao mesmo tempo, embelezar e ofertar uma maior comodidade aos milhares de rondonopolitanos que passam diariamente pela região”, informou Claudine.

“Vamos começar a cercar toda a praça para realização da obra, exceto, num primeiro momento, os pontos de táxis e os de ônibus, que estão contemplados no projeto de reforma”, completou a secretária. A Praça dos Carreiros foi inaugurada no início dos anos 80 e carrega muitas histórias.

O valor da obra, que tem o prazo de conclusão de oito meses, está estimado em R$ 1.851.512,87. A arquitetura original da praça será preservada. O monumento aos carreiros e o carro de boi de madeira, que será recuperado, estão mantidos. O coreto será restaurado e a novidade fica por conta da implantação de rampas de acesso.

O projeto prevê a reativação do espelho d’água, a troca do pavimento por piso intertravado, mantendo a parte do desenho original das estrelas no centro do Praça feito com pedras portuguesas. E ainda a construção de seis quiosques e playground cercado, além de um novo projeto paisagístico e estacionamentos de os estacionamentos com pavimentação em concreto.

Os canteiros serão rebaixados ao nível do piso e o terminal de passageiros do transporte coletivo de ônibus também será remodelado. Com banheiros, será fechado, climatizado e com placas solares que vão gerar energia para o local. Todos os acessos da praça, que ainda terá um banheiro público anexo ao terminal, terão acessibilidade.

Localizada na região central, no quarteirão entre as avenidas Marechal Rondon e Amazonas e as ruas Rio Branco e Dom Pedro II, a praça, que homenageia os “carreiros” (guias de carros de boi), importantes na história de Rondonópolis, há muitos anos aguarda por melhorias e uma reforma completa. “Conseguimos viabilizar os recursos e vamos agora começar esta obra de requalificação da Praça dos Carreiros, visando oferecer um espaço com qualidade e beleza, que a cidade merece”.

Histórico

Local histórico da cidade, o espaço da Praça dos Carreiros, que foi inaugurada em 1982, servia desde os idos de 1950 como ponto de aglomeração de populares e de descanso para viajantes da época.

Nos anos de 1970, o local se tornou uma feira livre e foi daí que recebeu seu nome, já que os produtos ali comercializados eram trazidos pelos pequenos produtores rurais da região em carros de boi, que se aglomeravam ali.

 

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze − 4 =