Pit Stop orientará população no Dia Mundial de Combate ao Diabetes

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes celebrado neste 14 de novembro será marcado com um Pit Stop na Praça Bom Jesus da Vila Operária, organizado pela secretaria de Saúde por meio do Departamento de Ações Programáticas. A ação também faz parte do calendário de atividades da saúde masculina, o Novembro Azul.

O evento inicia às 8 horas tendo como parceiro o Lions Clube Internacional. Haverá exposição do material sobre diabetes, saúde do homem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações diversas com objetivo de alertar e sensibilizar a população em geral sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.

A ação está sendo realizada devido a necessidade de conscientizar a população sobre os hábitos saudáveis de vida como forma de prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e diabetes mellitus, além da diminuição dos fatores de risco para essas alterações do estado de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, diabetes é “uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo”, podendo ser do tipo 1 que é hereditária e atinge entre 5 e 10% dos diabéticos no país e geralmente aparece durante a infância ou adolescência.

A diabetes também pode ser do tipo 2, quando o corpo não aproveita de forma adequada a insulina produzida geralmente causada pela ingestão em excesso de açúcares. Estando diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos alimentares inadequados.

 

Fonte: Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 2 =