Professor de direito ministra curso de Oratória Jurídica em Rondonópolis

IMG_9642
Foto: Radar da Cidade

A oratória é uma área que pode ser treinada e melhorada. Por esse motivo existem vários cursos de oratória, onde indivíduos aprendem diferentes técnicas. Esses cursos são muitas vezes frequentados por pessoas tímidas que não gostam ou não sabem falar em público, que querem melhorar a sua capacidade de persuasão ou simplesmente melhorar no âmbito profissional.

Advogado e professor de direito da UNIC, Ronaldo Bezerra
Advogado e professor de direito da UNIC, Ronaldo Bezerra. Foto: Radar da Cidade

O advogado e professor  de direito da UNIC, Ronaldo Bezerra, ministra curso de oratória jurídica para acadêmicos de direito. O professor é especialista na área criminal, e destaca a importância do curso para os futuros advogados.

Segundo o professor, grande parte dos acadêmicos tem dificuldades de falar em público, por não conhecerem as técnicas da oratória e o curso vem respaldar esses futuros profissionais.

O curso também prepara o acadêmico para fazer sustentação oral em audiências e tribunal do júri. O advogado que desconhecer as técnicas da oratória sairá em desvantagem. O curso é bastante dinâmico, os acadêmicos participam diretamente com perguntas e exemplos dentro que eles poderão vivenciar no dia a dia da profissão.

Para muitos autores, a oratória pode ser considerada uma arte mas também uma ciência, isto porque tem uma vertente objetiva, com características específicas, técnicas e regras que podem ser aprendidas; e uma vertente subjetiva, como a personalidade ou carisma.

Para o professor Ronaldo o tema é uma corrente mista. “Eu prefiro considerá-la uma corrente mista, uma vez que ela é uma ciência aliada a técnica. O termo “arte” que é empregada, é no sentido de você exercer a oratória com excelência. No momento que você vai exercer a oratória isso deve ser feito dentro de uma arte. Por isso que prefiro dizer que é uma ciência aliada a uma arte”, declara.

O professor destaca também que a prioridade é trabalhar com turmas de 30 alunos, numero suficiente para executar um curso com excelência e dispensar a atenção a todos. O curso é ministrado apenas uma vez ao ano.

Miguel Mendes diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Cargas (ATC)
Miguel Mendes diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Cargas (ATC). Foto: Radar da Cidade

Miguel Mendes, é formado em administração de empresas, e depois de 17 anos, volta a sala de aula. Hoje ele é academico de direito. Miguel é diretor-executivo da Associação dos Transportadores de Cargas (ATC), e do Sindicato das Empresas de Transportes de cargas de Rondonópolis e Região ( SETCARR). Miguel destaca a relevância do curso de oratória para todos profissionais. “É um curso essencial  para todo cidadão, não só para o advogado. Eu ocupo o cargo de dirigente de entidade e a todo momento sou requisitado a participar de seminários, tenho que me posicionar, tenho participar de alguma entrevista dentro do nosso campo de atuação e esse curso vem de encontro com a demanda que  temos no dia a dia da nossa ocupação”, disse. Em 2015 Miguel participou de reuniões com Ministros, uma vez que o setor de transportes de cargas atravessou uma crise, onde os caminhoneiros entraram em greve e o diretor executivo teve que entrar em ação. Ele teve que defender o setor junto a cúpula do governo federal e hoje, ele reafirma a necessidade de participar do curso de oratória jurídica ministrado pelo professor Ronaldo Bezerra.

Wagmar Xavier-Marketing
Participantes do Curso de Oratória Jurídica. Foto: Radar da Cidade

Outro profissional que voltou à sala de aula, é Wagmar Xavier. Ele é formado em comunicação com especialização em marketing. Na área Wagmar já trabalhou e coordenou grandes projetos políticos em Mato Grosso. Para ele é muito relevante o curso, onde traz técnica de comunicação com o poder do convencimento. Wagmar está concluindo o curso de direito e afirma que o curso de oratória vai somar e muito para os futuros formandos.

O curso termina neste domingo (22), as 12 horas. Ao todo serão 20 horas de aulas.

BANNER

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × quatro =