Morre idoso que aguardava por cirurgia de aneurisma

Luzinete acompanhou pai durante todo o período de internação em Rondonópolis e Cuiabá. Foto: Arquivo Pessoal

Após ficar internado no Hospital Geral de Cuiabá, o paciente Pedro Ferreira faleceu na manhã deste sábado (23). O idoso de 74 anos, havia sido diagnosticado com aneurisma da aorta abdominal e precisava passar por cirurgia. Vale ressaltar que antes de ser transferido, o homem ficou quase dois meses internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Rondonópolis.

Por várias vezes a filha dele, Luzinete Aparecida Cirino dos Santos Lins, pediu “ajuda” para a imprensa de Rondonópolis. O caso do pai dela foi divulgado em vários veículos de comunicação pedindo providencias do Poder Público.

Os laudos apontavam que para a realização da cirurgia de forma particular, incluindo as despesas com médico e internação hospital, os valores cheguem a quase R$ 200 mil, dinheiro que a família não tinha.

Pedro havia conseguido a liberação para fazer a cirurgia no início deste ano, mas precisou de uma prótese. Foi então que a empresa indicada pelo governo para fazer a cirurgia disse que não faria mais o procedimento, por ser um caso muito complexo.

Depois disso, o idoso continuou internado na UPA aguardando transferência para um hospital que pudesse realizar o procedimento.

No dia 9 de janeiro a Justiça determinou o bloqueio de mais de R$ 178 mil das contas do estado para que a cirurgia fosse feita em até 24 horas. No entanto, Pedro precisou esperar por mais de um mês para ser transferido.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia solicitado uma nova bateria de exames no paciente para checar o atual estado de saúde dele e então realizar a cirurgia no Hospital Geral. Mas, ele não resistiu.

 

Fonte: AgoraMT

COMPARTILHAR

Comentários