Secretaria de Saúde inicia programação de combate e prevenção da hanseníase

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio da Secretaria de Saúde, realizará atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate e Prevenção da Hanseníase celebrado no último domingo do mês de janeiro para chamar a atenção da sociedade e das autoridades de saúde sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença.

O Departamento de Ações Programáticas e Atenção à Saúde está responsável pela intensificação das ações de prevenção e combate voltados a hanseníase, sendo elas ações educativas e mobilização na comunidade, busca ativa de casos suspeitos da doença, e treinamento de profissionais da rede.

Toda a programação faz parte da Campanha Janeiro Roxo lançada em 2016 pela Sociedade Brasileira de Hansenologia em parceria com o Ministério da Saúde. Entre as ações está a divulgação dos sinais e sintomas da doença e a importância do tratamento correto, assim como a distribuição material educativo para a comunidade, realização de palestras em empresas e também mutirões de exame de pele, a fim de detectar casos suspeitos da doença e encaminhá-las para confirmação diagnóstica.

Também serão realizados minicursos. Um deles ministrado pela fisioterapeuta especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Juliana Braga sobre a prevenção de Incapacidades físicas em hanseníase no dia 24, das 7 às 11 horas com continuidade das 13 às 17 horas no Auditório do Escritório Regional de Saúde na Avenida Sothero Silva, 587, na Vila Aurora.

O outro minicurso tem como tem as feridas e curativos em hanseníase, ministrado pela Línea Bueno, enfermeira especialista em Estomaterapia, área de especialização focada em tratar regiões de ostomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, entre outros. A data é dia 31 e o horário das 7 às 11 horas.

O primeiro mutirão de exames de pele para detectar casos suspeitos de hanseníase será realizado neste sábado (19), das 8 horas ao meio dia, no ESF Parque Universitário localizado na Avenida Arapongas no Parque Residencial Universitário. Haverá um segundo mutirão, sendo este no mesmo horário do dia 26 no ESF Marechal Rondon na Rua 08, quadra 24, número 22.

Para fechar a programação será realizado o último mutirão está marcado para ser realizado no dia 02 de fevereiro, das 8 às 12 horas no ESF Grande Conquista na região do bairro Alfredo de Castro.

Fonte:Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × 4 =