2019 será um ano histórico?

O ano de 2019 finalmente chegou, estamos curtindo as mudanças por aqui e, enquanto isso, no Acre, Norte do Brasil, um tremor de 6.7 fez muita gente pensar direito sobre os sismos no país do futebol.

O que ninguém acredita é que entre tantos países considerados sísmicos, tivemos um dos maiores eventos por aqui. Se esse evento seguir o padrão, ainda poderá causar reflexos nos estados de Rondônia e Pará.

A probabilidade de migração para zonas de Mato Grosso é mínima, mas não podemos descartar que já estamos esperando um evento similar para a região do município de Portos dos Gaúchos.

Os riscos mais altos são de que esse evento migre para a região dos lagos ao Sul do Chile em 28 dias, prazo máximo, e siga seu curso para o Pacífico.
Estamos entrando em um ano que poderá ser histórico em matéria de catástrofes, principalmente por estarmos aguardando eventos de magnitude significativa para região sul da Califórnia.

Sabemos que existem estudos dizendo que o próximo terremoto será aqui ou ali, mas a verdade é que dizer que em 50 a 100 anos possamos ter um terremoto de 8.0 na região de Valparaíso seria o mesmo que dizer que estamos esperando um evento de 7.0 ou mais para costa brasileira. Bem, esse risco existe, mas as possibilidades são bem baixas.

Feliz 2019, amigos de todo o mundo!

BANNER-ASSEMBLEIA
COMPARTILHAR

Comentários