Campanha de vacinação do grupo prioritário contra a gripe termina nesta sexta-feira (15)

Grupo prioritário deve procurar os postos de saúde até sexta-feira

A campanha nacional de vacinação do grupo prioritário contra a gripe influenza termina nesta sexta-feira (15) em todo o Brasil. Em Rondonópolis, de acordo com a assessoria, após o dia 15, caso haja doses que sobraram do grupo prioritário, a população poderá procurar os postos que ainda tenham a vacina e se imunizar.

Vale salientar que a quantidade de doses é pequena e mesmo após a campanha o público alvo ainda terá prioridade.

A campanha que era para ter terminado no dia 1º de junho foi estendida por conta da greve dos caminhoneiros. As vacinas continuam disponíveis para a população.

Em Mato Grosso, 31% dos 141 municípios, já atingiram a meta de 90% de cobertura do público alvo, que são: idosos acima de sessenta anos de idade, crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e população privada de liberdade, além dos funcionários do sistema prisional.

Outros 48% dos municípios estão com cobertura entre 70% e 90% e os demais, 21%, estão com cobertura abaixo de 70%. A vacina contra gripe é segura e salva vidas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em, aproximadamente, 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

Comentários