Crianças indígenas aprendem sobre a separação de materiais recicláveis

O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) preparou uma programação para as crianças da Aldeia Tadarimana, na região do Distrito Nova Galiléia na manhã desta segunda-feira (21). Foi realizada uma apresentação da coleta seletiva, com conversas, dinâmicas e orientações.

As crianças e os professores da escola indígena foram instruídos e puderam tirar dúvidas sobre o meio ambiente, materiais recicláveis, o atendimento da coleta seletiva e os serviços de limpeza nas comunidades. Receberam também informações sobre alternativas para separar os resíduos orgânicos e recicláveis.

De acordo com os coordenadores da escola, nos últimos anos foram realizadas diversas palestras de conscientização com os índios, para melhorar a limpeza no local e alertar sobre a poluição e as preocupações com o meio ambiente. Com o projeto de educação ambiental que está acontecendo pela cidade, surgiu a oportunidade de levar a equipe do Sanear para instruir as crianças sobre a importância de separar os materiais recicláveis e diminuir a quantidade de lixo que é produzido na aldeia.

O coordenador da escola indígena, Marcelo Coguieta, ressaltou também que os trabalhos de educação ambiental para as crianças vêm sendo desenvolvidos e que é necessário que as orientações recebidas sejam colocadas em prática. “A colaboração dos jovens é de grande importância para ajudar na participação das famílias em separar corretamente os materiais, que serão reaproveitados e não precisam ir para o lixo”.

Os trabalhos de orientação sobre a coleta seletiva estão acontecendo em diversos locais da cidade, com reuniões, informativos e divulgações. As palestras da equipe podem ser solicitadas ao Sanear para alcançar colaboradores de empresas, reuniões de jovens, membros de igrejas e demais grupos interessados.

 

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

Comentários