30ª Expedição do Rio Garças começa neste sábado (8)

guira_14Como acontecem todos os anos desde de 1988, um grupo de amigos se reúne durante a Semana Santa e desce o Rio Garças deste a sua nascente em Alto Garças, passando em sua maior parte nas águas do Município de Guiratinga e vai finalizar nas barrancas do Rio Cassununga, no município de Tesouro.

Este ano, o evento acontece no período de 8 a 15 de abril.

A Expedição tem por finalidade confraternizar com os ribeirinhos e pessoas que têm seus ranchos à beira do rio e fazer um serviço de conscientização da conservação do meio ambiente e da preservação do rio, que, por sinal, é um dos mais belos de Mato Grosso.

Como já acontece todos os anos, um representante do município de Guiratinga também participa como expedicionário para fazer parte desta aventura, representado pelo amigo Evandro Araújo.

A Expedição tem um efetivo de 20 pessoas envolvidas, sendo que 17 delas descem por água e o restante por fora para apoio terrestre. O mais interessante é que as embarcações de canoas de ferro fazem a descida sem nenhuma motorização (só remo) e somente um barco com motor para dar algum socorro rápido.

Já no município de Guiratinga, a Expedição chega no Distrito de Alcantilado no dia 12 de abril (quarta-feira) para pernoite, onde será recebida pelos amigos Piaba e João Paraná com um superjantar. No dia seguinte, 13 de abril (quinta-feira), segue com destino à Vila Nova (Coréia).

Antes, porém, passa pela comunidade do Xibiu – representada pelo garimpeiro Felisberto e família – e logo após desce para o Estrela do Leste para um grande almoço, no rancho do vereador Serafim, oferecido por toda comunidade da região do Estrela.

Este ano a Expedição homenageia exatamente o Distrito do Estrela pela sua importância histórica para o rio Garças.

No dia 14 de abril (Sexta-feira Santa) a comitiva segue com destino à Vila Nova para pernoitar e degustar um grande jantar oferecido pelo mestre Bacona e família.

O interessante é que em todos os lugares por onde passa a Expedição são distribuídos vários ovos de chocolate para as crianças em forma de praticarem a confraternização entre as crianças e expedicionários.

E, por fim, a Expedição sai do Distrito de Vila Nova no dia 15 de abril (sábado) e chega no município de Tesouro para o encerramento com um grande almoço oferecido pelo prefeito.

 

Fonte: Assessoria

COMPARTILHAR

Comentários