Assembleia realiza audiência pública que vai debater segurança de Rondonópolis

O evento aconteceu às 19h, desta segunda-feira (23), na Unisal, no bairro Parque Universitário, em Rondonópolis.

ze do patioRequerida pelo deputado Estadual, José Carlos do Pátio (SD), a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL – MT) realiza uma Audiência Pública que vai debater diversas questões da segurança de Rondonópolis. O evento acontece nesta segunda-feira (23), às 19h, na UNISAL, localizada na Rua Juriti, nº 26, no bairro Parque Universitário.

O parlamentar informou que um dos pontos importantes que estão em pauta é a estrutura precária que se encontra o Instituto Médico Legal (IML), além do baixo efetivo de médicos legistas e peritos criminais. Segundo o deputado, a falta de investimento está acarretando em diversos problemas a população.

Sobre isso, Zé do Pátio lembra que foi procurado por uma mulher que perdeu o filho em um acidente de trânsito e, por falta de peritos foi obrigada a ficar olhando o cadáver no asfalto por cerca de 10 horas, até que o corpo fosse periciado e encaminhado para ser submetido ao exame de necropsia no IML. “Imagina a dor de uma mãe que é atingida por uma tragédia como essa e se vê obrigada a assistir essa cena fatal, tendo que esperar todas essas horas para também poder velar o corpo do filho”, falou.

Por isso, o parlamentar afirma que está havendo um descaso da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) com Rondonópolis. No entanto, para ele, isso não se justifica. Já que como membro da comissão da Segurança Pública da AL – MT conseguiu que o orçamento da pasta, deste ano, aumentasse de R$ 1,3 bilhões, em 2015, para R$ 2,4 bilhões.

“A área da Segurança Pública do Estado nunca teve um orçamento tão alto como está tendo em 2016. É preciso que a Politec olhe para Rondonópolis, que é a terceira cidade mais populosa do Estado, mas ainda conta com um IML construído em 2000, quando o município ainda tinha 150 mil habitantes”, disse.

Outro tema que será discutido na audiência pública é a vinda de uma equipe do Grupo Armado de Resposta Rápida (GARRA) da Polícia Civil a Rondonópolis. “Vamos tentar trazer essa tropa de elite para a cidade o mais rápido possível. Já que os policiais são especializados em trabalhos investigativos e em atendimento imediato de ocorrências. A presença do Garra com certeza vai proporcionar mais segurança a população”, destacou.

Por fim, o parlamentar explica que no evento também serão debatidos o aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. “É importante a população participar da audiência para apresentar sugestões e críticas sobre a área da segurança pública de Rondonópolis”, disse.

Além do deputado Zé do Pátio, também devem participar da audiência o secretário Estadual de Segurança Pública (SESP), Rogers Jarbas, o delegado Regional da Polícia Civil de Rondonópolis, Claudinei Souza, além dos comandantes do município da PM e do Corpo de Bombeiros.

COMPARTILHAR

Comentários