Observatório da Violência: A MÉTRICA DA VIDA

A métrica é um conceito matemático relacionado à distância. Na música é a divisão de uma linha musical em compassos marcados por tempos fortes e fracos, representada por um símbolo chamado fórmula de compasso, é ainda, um conceito relacionado à gerência de projetos.

A métrica surge originalmente para a avaliação nas empresas, que segundo Clark Jr. é um sistema de medição de desempenho definido como um conjunto de pessoas, métodos, ferramentas para gerar, analisar, expor, descrever e avaliar dados e informações sobre as múltiplas dimensões de desempenho das pessoas, grupos e níveis organizacionais em seus múltiplos constituintes.

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

Para Olve; Roy e Wetter (2001) é um sistema de medição de desempenho, um conjunto de medidas referentes à organização como um todo, às suas partições (divisões, departamento, seção etc.), aos seus processos e às suas atividades organizadas e bem definidas em blocos, de forma a refletir certas características do desempenho para cada nível gerencial interessado. Uma métrica é um atributo que pode ser avaliado. Por exemplo, pelo esforço e pela dimensão, aliada à soma de todos os registros avaliados.

Saindo do campo da administração e ingressando em outra dimensão, será possível traçar uma métrica da vida? Algum estudioso vem trazendo a ideia de métrica da vida para dentro das próprias empresas como o principal fator de colaboração do RH para a evolução e crescimento destas empresas.

Assim, a métrica da vida teria como princípios cinco elementos a serem avaliados: Ética, Saúde, Família, Profissão e Aborrecimentos.

Ética é uma palavra que vem do grego ἠθικός (ethikos), e significa aquilo que pertence ao ἦθος (ethos), que significava bom costume, costume superior, ou portador de caráter. As pessoas geralmente caracterizam a própria conduta e a de outras pessoas empregando adjetivos como “bom”, “mau”, “certo” e “errado”. A ética investiga justamente o significado e escopo desses adjetivos tanto em relação à conduta humana como em seu sentido fundamental e absoluto.

A definição de saúde possui implicações legais, sociais e econômicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.

Família, (em latim: familia, plural familiae), é a unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afetivos.

Profissãoé um trabalho ou atividade especializada dentro da sociedade, geralmente exercida por um profissional.

Aborrecimentos são todos os problemas e conflitos que todo ser humano está exposto ao longo da vida.

Assim, alguém que viva a sua vida eticamente, que é saudável, tem uma família estruturada e exerce uma profissão, terá mais facilidade de lidar com o quinto elemento, que são os aborrecimentos. Além disso, alguém que tem essa métrica da vida não seria uma pessoa mais realizada e feliz?

Será que a sociedade composta por pessoas que seguissem a métrica da vida, não seria uma sociedade com menos violência?

E você? Já refletiu sobre essa métrica? Está harmônica, faltam algumas e sobram outras?

Reflita!

vanderlei bonoto

 

*Vanderlei Bonoto Cante – é professor de direito Penal e Criminologia. Especialista em Ciências Penais e direito Eleitoral e Mestre em educação.

COMPARTILHAR

Comentários